Home Blog Depoimentos Rafaela: “meu corpo não é um local de julgamento, é a minha...

Rafaela: “meu corpo não é um local de julgamento, é a minha história”

Costumo dizer que a autoestima não é algo que se constrói da noite para o dia. Não é um objeto que você coloca dentro de um cofre e guarda com o maior cuidado do mundo, muito menos um remédio que você toma para curar uma dor. A autoestima é um processo de construção e conhecimento do seu próprio valor. E a minha história com o meu corpo e com a minha autoestima é diferente da sua, pois cada mulher encontra no seu tempo a descoberta do que é se amar. E está tudo bem se você não conseguir. Você não é feliz todos os dias, a tristeza também é importante para o seu desenvolvimento. A autoestima é como uma emoção: ninguém consegue mantê-la sempre bem todos os dias. É preciso amor, mas principalmente paciência com quem mais merece esse cuidado: você.

Leia o relato da Rafaela na íntegra:

“Eu tinha acabado de passar por duas cirurgias e descoberto mais uma nova doença quando decidi fazer minhas fotos. Tudo estava confuso na minha vida. Além desses problemas, tinha todos os traumas psicológicos que eu já havia passado durante minha infância até hoje.

Meu corpo é a minha história

Após 10 anos de transtornos alimentares, precisei aceitar que meu corpo não é só um local de julgamento. Precisei parar de lembrar que ele foi usufruído por pessoas que não deveriam ter tido o privilégio de caminhar por cada curva. Isso criou em mim a necessidade de me dar o meu próprio amor. Mas eu não queria fazer isso só pelo meu corpo, e sim pelo meu ego ferido, eu precisava me ver com outros olhos, especificamente pelos olhos da Camila. Nunca consegui me sentir satisfeita com meu corpo, peso, cabelo, sorriso, estrias, celulites, machucados… Foi aos poucos que aprendi a ter afeto e exaltar o que eu gostava em mim.

Depois de todas as cirurgias, após um banho bem demorado, eu parei em frente ao espelho e me deparei comigo. Lá estava o meu corpo. Foi naquele momento que eu percebi que eu era bem mais que aquelas curvas. Eu era as minhas vitórias, minhas superações. Meu corpo é a minha história.

Você nunca ficará sexy em uma foto

Enquanto estava fazendo as fotos eu fui conversando sobre relacionamentos passados, transtornos psicológicos e alimentares, os comentários que tive que escutar sobre minha aparência e de como a frase “você nunca ficará sexy em uma foto” dita por um profissional me marcou. Mas quando eu vi as primeiras fotos, eu me emocionei muito. Eu me amei de cara e agora preciso gritar: sinto muito, mas eu sou muito sexyyyyyyyy e esse ensaio pode provar!

Revivi muitas emoções nesse dia, vi o quão era importante me amar, me ver dessa forma, ver que a Rafaela era muito mais do que os outros imaginavam. Cresci e provei do amor que sinto por mim e só esse amor me importa. Sempre digo o quanto fazer ensaio abriu meus olhos, quanto cada real gasto valeu a pena pelo resultado, pela experiência, pelo sonho realizado, pelo brilho nos olhos que me trouxe.”.

Esse depoimento foi inteiramente escrito pela Rafaela e você também pode compartilhar sua história pelos comentários. Nós aqui gostamos de boas fotos e boas conversas, mas, antes de tudo, lembre-se: toda pessoa merece respeito e empatia ❤.

Pegue o cafézinho e se acomode na cadeira, ainda tem muita história para você ler aqui.

Você também pode seguir a Rafaela no Instagram. Ela vai amar te conhecer.

Sair da versão mobile